Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesNovidades

Terrifier: O fenômeno chamado Art, o Palhaço

Ele está de volta mais letal e poderoso em Terrifier 2

04/10/2022

Palhaços são figuras carimbadas no cinema de horror. Dos divertidos alienígenas de Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988), passando pelo sádico Capitão Spaulding de A Casa dos 1000 Corpos (2003) até o icônico Pennywise criado por Stephen King, há muito o horror vem sendo povoado por esses personagens que deixam muitos de nós sem conseguir dormir à noite. 

LEIA TAMBÉM: COMO OS PALHAÇOS SE TORNARAM TÃO ASSUSTADORES? 5 HISTÓRIAS MACABRAS EXPLICAM

Sejam sobrenaturais, de outro planeta ou meramente humanos, uma coisa é certa: de inocentes eles não têm absolutamente nada. Se já eram objetos de medo antes — coulrofobia é o termo para quem tem fobia de palhaços — o horror potencializou esse desconforto em filmes para lá de perturbadores.

Um dos melhores representantes disso nos últimos tempos tem sido Art, o Palhaço. Fenômeno na internet, o personagem criado por Damien Leone surgiu em 2008 como mero coadjuvante no curta The 9th Circle. Leone desejava criar um palhaço baseado nos mais famosos assassinos slashers, mas que fosse o completo oposto de Pennywise: sem cores e sem falas. Os espectadores acharam Art tão memorável e impactante que em 2011 ele ganhou seu próprio curta, no qual persegue e atormenta uma desafortunada jovem por cerca de vinte minutos.

Terrifier 2
Divulgação/Dark Age Cinema

A estreia nas grandes telas veio em 2013 na antologia All Hallows’ Eve, dirigida e roteirizada pelo próprio Leone, a qual incorpora os dois curtas anteriores como segmentos de uma fita de VHS assistida por Sarah, uma babá que cuida de duas crianças durante a noite de Halloween. No filme, Art é o fio condutor e quem une todas as histórias.

Eis que em 2016, após uma campanha de financiamento on-line, o macabro palhaço finalmente ganhou seu filme solo: Terrifier. Com um enredo relativamente simples, o longa acompanha duas mulheres que tentam ir para casa após uma festa de Halloween, mas são impedidas por um pneu furado. Enquanto esperam pela irmã de uma delas chegar ao resgate, acabam caindo na mira de Art e se tornando vítimas de seus desejos assassinos. O resto… bem, é preciso assistir ao filme para descobrir. 

Terrifier foi bem recebido pelos críticos, que elogiaram as homenagens aos slashers e aos filmes de horror B dos anos 1980. O filme também chamou a atenção pela quantidade de violência e sanguemuito sangue, diga-se de passagem — exibindo uma alta contagem de corpos e mortes extremamente gráficas. Apesar do lançamento limitado, o filme logo se tornou um clássico recente entre os fãs de horror. 

O intérprete de Art, David Howard Thornton, contou que para dar vida ao personagem acabou combinando seu amor por grandes vilões, como Freddy Krueger e Coringa, com sua admiração por filmes mudos de comédia. Nesse sentido, tanto a aparência quanto o comportamento do assassino de Terrifier remetem muito aos palhaços do cinema mudo, como o interpretado por Lon Chaney em Ironia da Sorte, filme de 1924. Chaney, inclusive, já é um velho conhecido dos darksiders, que tiveram a chance de conhecer mais sobre sua vida e filmes na história em quadrinhos Fala Comigo, Lon Chaney, publicada em parceria com a Macabra Filmes.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: FALA COMIGO, LON CHANEY, DE PAT DORIAN

Lon Chaney
Divulgação/MGM

Foi justamente por seu visual e por seus trejeitos, que Art virou uma grande febre na internet, roubando o show e se tornando uma grande estrela. Utilizando uma desconcertante linguagem corporal para provocar e ridicularizar suas vítimas, ele é extremamente expressivo, diferente de outros silenciosos assassinos slashers, como Michael Myers e Jason Voorhees. Seus movimentos teatrais, gestos e expressões faciais contribuíram para construir um dos palhaços mais aterrorizantes e memoráveis de todos os tempos.

Mesmo não emitindo nenhuma palavra ou som, Art comete todos os atos de crueldade possíveis, divertindo-se imensamente com isso. O motivo de seu silêncio nunca é explicado ao espectador. Na verdade, não sabemos absolutamente nada sobre ele. Não existe explicação ou motivo para os assassinatos brutais que comete. 

Com seu visual, personalidade irônica, humor para lá de sinistro e violência excessiva, Art entrou no hall da fama de palhaços assassinos do cinema. Desfrutando de imensa fama on-line, o antagonista foi transformado em memes e abraçado pela comunidade do horror como um novo ícone. Seu impacto cultural foi tão grande que apareceu nos mais variados produtos: camisetas, fantasias, colecionáveis, máscaras, histórias em quadrinhos e até mesmo em suéteres de Natal e aromatizadores de carro! 

Terrifier
Divulgação/Dark Age Cinema

Os fãs imploravam por mais e era questão de tempo até que o demoníaco palhaço voltasse para nos aterrorizar mais uma vez…. 

A volta de Art: Terrifier 2

Em fevereiro de 2019, Damien Leone postou em suas redes sociais que a primeira versão do roteiro de Terrifier 2 estava completa. Após garantir investimentos privados, o diretor lançou uma campanha de financiamento coletivo na internet para cobrir os custos dos efeitos práticos e garantir a presença de um ator/atriz famoso no projeto. O resultado foi um sucesso de arrecadação, atingindo mais de 400% da meta inicial.  

Em outubro do mesmo ano, as filmagens foram iniciadas, mas devido à pandemia da covid-19, a produção teve que ser interrompida e foi finalizada apenas em julho de 2021. Após muita espera, Terrifier 2 finalmente estreou na Fantastic Fest em agosto deste ano e chega às telonas agora no dia 6 de outubro. 

Após os acontecimentos do primeiro filme, Art retorna ainda mais violento e assustador do que nunca, continuando seu reinado de terror durante a noite de Halloween e perseguindo a adolescente Sienna e seu irmão mais novo, Jonathan. Desta vez, ele ganha contornos fantásticos e habilidades sobrenaturais como teletransporte, manipulação de sonhos e invulnerabilidade. 

Terrifier 2
Divulgação/Dark Age Cinema

Essa será a quinta aparição de Art nos cinemas. Até agora o longa tem recebido críticas favoráveis, sendo descrito como um dos filmes de horror mais violentos dos últimos tempos e seu antagonista elogiado como um novo ícone do horror. Dirigido e roteirizado por Damien Leone, Terrifier 2 marca o retorno de David Howard Thornton como Art e apresenta Lauren LaVera como Sienna. Samantha Scaffidi reprisa seu papel do primeiro filme e Felissa Rose, conhecida pelos fãs como a Ângela do slasher Acampamento Sinistro, faz uma aparição especial. 

Infelizmente, por enquanto o longa ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Resta aos fãs brasileiros torcer para que Art também chegue por aqui e nos aterrorize com seu sorriso assustador. Enquanto isso, dá para ter uma ideia do gore que vem por aí com o trailer do filme:

LEIA TAMBÉM: KILLER CLOWN PROFILE: A HISTÓRIA SINISTRA DE JOHN WAYNE GACY

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Luciana

    5 de janeiro de 2023 às 08:29

    vi ontem o filme 2 , muito bizarro, melhor que o primeiro, realmente esse palhaço é muito sádico, esperando um terceiro filme já

  • Tião

    29 de maio de 2023 às 20:13

    melhor filme de terror , depois de Jason , Fred Grug, brinquedo assassino, muito top tomara que tenha o 3 e ele morra não seja eterno aí fica chato

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Fala Comigo, Lon Chaney + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide